É fato: já somos um dos cinco países que mais tempo passa conectado à internet pelo celular no mundo todo. Um estudo compilado pela Cuponation em 2019 mostrou que no Brasil se gasta, em média, três horas diárias navegando no universo virtual. Para além do hábito, esse comportamento mostra que tendemos a consumir, cada vez mais, conteúdos digitais.
Daí você se pergunta, “e o que meu site tem a ver com isso?”. A resposta é: TUDO! Se você pensa em criar uma página para seu negócio, saiba que a experiência positiva do usuário pode garantir a fidelidade ou a perda permanente de seu cliente. Portanto, pensar na perfeita adaptação e usabilidade da sua página para diversas mídias (smartphone, computador, tablets, smart TV’s) é um ponto muito importante. Seu site deve ser responsivo.
Se você já acessou um mesmo site no computador e no celular sem ter problemas com páginas pela metade, botões e menus atrapalhando a leitura, letras microscópicas ou caixas de texto que não funcionam, certamente esse é um site responsivo. Para permitir a navegabilidade em diversas ferramentas, esses sites adaptam seus conteúdos e alteram seus layouts de acordo com o tamanho das telas em que estão sendo exibidos.
A responsividade de seu site pode ser uma saída mais prática e útil na gestão do conteúdo. Diferente do site mobile, que é construído especificamente para uso em telas pequenas de celulares e smartphones, o site responsivo vai hierarquizar seu conteúdo, reorganizar botões, adaptar tamanho das letras, cores e imagens para facilitar o acesso, dependendo de onde for utilizado. Também é possível dar zoom , redimensionar botões e links para que você consiga clicar em apenas um item por vez.
Não se trata só de organização do conteúdo e layout. Aperfeiçoar o tempo de abertura e diminuir a quantidade de clicks, também estão entre as características importantes da responsividade.
Diferencial
Além de poupar tempo e dinheiro na hora de programar e gerir, o site responsivo pode garantir maior relevância nos buscadores! No rankeamento do Google a experiência positiva do usuário e a compatibilidade da página com diversos dispositivos elevam a qualificação de seu site.