Você está visualizando atualmente Anúncio no Google: como funciona?

Anúncio no Google: como funciona?

  • Autor do post:

Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo inteiro, o Google está presente hoje em praticamente todo o ambiente digital. Dona de produtos que atendem às mais diversas necessidades, a empresa conta hoje com mais de 100 serviços, que vão desde seu buscador (o mais usado no mundo!), passando por aplicativos de áudio, vídeo, jogos, organização, softwares, ferramentas para uso individual, para empresas e muito mais.

Para quem tem interesse em embarcar na jornada da presença digital, conhecer um pouquinho de uma das ferramentas mais potentes de marketing é fundamental: o Google Ads. Com um alcance global, essa plataforma de anúncios proporciona visibilidade e impulsionamento dos negócios, levando sua publicidade exatamente a quem você busca.

Esse poder de segmentação altamente estratégico do Google Ads faz com que ele seja o número um das plataformas de marketing digital, definindo todas as características e variáveis da audiência que você pretende alcançar, como faixa etária, profissão, localização, etc. Outro diferencial é o uso das páginas de pesquisa para posicionar seu anúncio em pontos mais atrativos, aumentando a chance de convertê-los em negócios. Uma vez que você já segmentou o público, passa a anunciar de forma mais direcionada.

As ‘campanhas’, como são chamadas as estratégias de anúncio pago, consistem em grupos de propagandas que você escolhe dar maior visibilidade, anunciando por um determinado tempo. De acordo com seus objetivos, você pode definir metas e estipular os valores alocados em cada anúncio. A partir daí, é possível acompanhar o desenvolvimento e mensurar os resultados por meio dos dados gerados, como cliques e conversões.

Como funciona?
Para começar a criar sua campanha, você deve acessar a plataforma própria do Google Ads. Nela é possível elaborar um plano a partir de um perfil iniciante ou especialista, o segundo voltado para profissionais de digital que tem expertise para campanhas estratégicas e de desempenho. As descrições a seguir correspondem a um perfil iniciante.

No primeiro momento você irá definir sua meta, o público e qual o objetivo a ser alcançado, se deseja ter mais acessos ao seu site, mais visitas na sua loja, mais ligações, mais pessoas compartilhando seu conteúdo, entre outros. Em seguida, define a segmentação: para quem você pretende anunciar? A ferramenta permite que você estabeleça a abrangência geográfica da sua publicidade e o tempo de exposição do anúncio (um mês, uma semana, ou a seu critério). E quanto maior o raio, maior o número de pessoas alcançadas.

O passo seguinte consiste em definir palavras-chave para seu anúncio, que serão a base da sua campanha. Cada vez que essas palavras forem buscadas na região escolhida, seu anúncio será incluído nas páginas que a pessoa visitar. Depois disso, será possível montar o conteúdo de texto da sua publicidade e conferir o layout como se estivesse publicado. Outras variáveis como idioma e valor investido fazem parte desse plano de ação.

Para anunciantes mais conservadores que buscam se familiarizar, vale a pena testar essa plataforma e conferir os resultados. Mas se há objetivos mais profundos, talvez seja interessante buscar agências especializadas.

Vantagens
Rapidez: Uma vez que você definiu todos os parâmetros de segmentação, a sua campanha entrará no ar em poucas horas.

Orçamento personalizado: Nesse sistema, é você quem determina o budget da campanha. Caso seja necessário, os valores podem ser revistos e incrementados a qualquer momento, conforme seus resultados são alcançados ou não. Todos esses critérios são controláveis.

Controle e gestão de resultados: Na plataforma do Google Ads você pode acessar informações sobre o desempenho da campanha e o comportamento de seu público nessa interação (se converteu em clique, preenchimento de formulários ou compras, etc).

Aqui descrevemos de forma muito superficial e breve o funcionamento dessa plataforma, que pode ser uma poderosa aliada para alavancar seu negócio no ambiente digital e é tão complexa quanto estratégica. Para extrair dela o máximo resultado, planejar as ações de forma coordenada e orientada, com objetivos bem definidos é parte importante das ações de marketing.

A pandemia nos trouxe uma nova forma de lidar com o consumo, onde o contato indireto passou a ser a realidade da maioria das pessoas. Com ela os serviços precisaram se reinventar, e o uso da internet como ferramenta de contato vem se tornando o factual. Portanto, quem está fora acaba deixando de cativar e conquistar uma clientela de ouro que, cada vez mais, consome de forma virtual.