Uma maçã cinza mordida apenas de um lado. Ou ainda uma letra branca escrita à mão com muito capricho, sobrepondo o fundo vermelho. Se essas descrições te remeteram àquela multinacional de produtos eletrônicos e à grande empresa de bebidas gaseificadas, te fizeram pensar em iphone, ipad, itunes, macbook, papai noel, ursos polares e bolinhas de gás explodindo no nariz, você acaba de responder ao nosso título: identidade visual é TUDO para a sua marca.
Mais do que um simples desenho ou símbolo, a identidade visual é uma composição que harmoniza, em si, toda a essência do negócio. Valores, missão, alinhamentos éticos, cores, nome e slogan compõem esse conjunto e criam uma proposta de diálogo com o objetivo de aproximar e cativar seu público. É o DNA. Através dela as pessoas reconhecem sua empresa.
Uma boa identidade visual não é a mais rebuscada, mas aquela que é concisa e passa uma mensagem clara, próxima do público e é esteticamente agradável, harmoniosa. Não à toa, as duas empresas citadas no início possuem identidades muito distintas e incontestavelmente fortes. Por meio dessa identidade é possível visualizar alguns valores e significados, que são captados e compreendidos pelo público, criando empatia e desejo. Esses signos são tão fortes que, até esse ponto do texto, estamos falando das marcas sem sequer ter escrito seus nomes, mas com certeza as imagens estão claras na sua cabeça!
Essa identidade pode ser trabalhada para fortalecimento da marca. Usá-la em materiais gráficos, divulgação em mídias tradicionais como jornais, revistas e outdoors, como avatar ou foto de capa de suas redes sociais, como marca d’água de seus conteúdos digitais de imagem, fotos e vídeos, e ainda junto a influenciadores, são alguns exemplos. Além de apoiar a estratégia de fixação da logo, essas ações favorecem a aproximação com o público.
Algumas das características básicas e essenciais da sua identidade consistem em fácil assimilação, exclusividade e presença. A leitura deve ser fácil, e não estamos falando de letras, mas de uma imagem que seja compreensível! Depois, ela não deve se parecer com nada que já existe, afinal, você quer que seu cliente lembre-se da SUA empresa, certo? E por último, ela deve ser forte para que sua imagem seja uma memória recorrente e reconhecível, em qualquer ocasião.
A partir desses atributos sua marca passa a se fortalecer. A identidade visual é um ponto estratégico no desenvolvimento do seu negócio, por agregar valores que extrapolam o visual. Quando pensamos na Apple, não é só seus gadgets e eletrônicos que se sobressaem, mas todo um imaginário de produtos minimalistas e uma postura mercadológica com valores éticos. Portanto, alinhar a identidade a toda a personalidade do negócio é fundamental!