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Como investir em ações de marketing?

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As ações de marketing são um conjunto de estratégias para destacar, dar visibilidade e promover uma empresa ou serviço, na potencialização do negócio. Elas podem ser pensadas para atender a uma demanda on ou off-line na prospecção de mais clientes, aumento de vendas, consolidação no mercado, fortalecimento da marca, entre muitos outros objetivos.

Dito isso, uma questão importante para pensar no orçamento dessas ações é avaliar quais ferramentas de marketing sua empresa ou serviço dispõe. Tem um site legal? Redes sociais? Marca e identidade? Tem público ou ainda pretende conquistar? Esses são alguns pontos que podem ser norteadores para desenvolver suas ações.No contexto em que vivemos em 2020, de pandemia, os hábitos de consumo vem se redefinindo, adaptados a um novo padrão de comportamento que preza pelo distanciamento social. Portanto, alcançar seu público e atingir objetivos depende cada vez mais de ações de marketing digital.Isso não significa apenas ter presença online. É preciso estudar seu mercado, entender o público, definir metas, objetivos, pensar e desenvolver estratégias que garantam um fortalecimento da imagem, bom posicionamento da marca para, só então, engajar e converter em oportunidades. Essas ações estão longe de se resumir em propagandas ou anúncios pagos, pois podem envolver desde movimentos de fortalecimento de identidade, até uma nova postura alinhada com valores institucionais e planejar isso tudo com antecedência.

Para te ajudar a mensurar quais estratégias são mais adequadas aos seus objetivos, vamos destacar algumas ações possíveis:

Identidade visual e imagem.
Para começar é importante avaliar se você já possui uma logo ou uma identidade visual e como é a percepção do seu público sobre seu negócio. Caso a resposta seja “não”, este é um ponto interessante para começar a investir. É preciso que seu cliente consiga identificar sua marca, por isso, ter uma logo que seja forte e sedutora cria um elo e permite que as pessoas recordem do seu negócio sempre que verem a imagem e a associem ao seu produto.

Planejamento
Avalie sua presença digital. Caso não conte com canais de comunicação ou mídias sociais, talvez valha a pena pensar em uma campanha para fortalecer sua atuação na internet. Um site, redes sociais, inserções de mídia como revistas, influenciadores, jornais e rádio são ações interessantes. Dependendo da sua disposição financeira, algumas destas ações podem ser gratuitas (como perfis em redes sociais e criação de um site simples, por exemplo), mas turbiná-las certamente coloca sua empresa alguns passos à frente.
Se seu negócio é apenas virtual, preze por investir na qualidade das suas mídias. Um site responsivo, com conteúdo agradável e atrativo favorece a experiência do cliente. Pense, juntamente com sua assessoria (se você tiver uma!), quais funcionalidades que irá oferecer e também preveja manutenção periódica, para tê-lo sempre ativo e funcionando!

Para quem?
Um passo importante de uma ação de marketing é definir seu público, segmentá-lo. É possível, delimitar os perfis a serem captados. Para tanto, um estudo profundo do mercado e dos objetivos do seu produto podem ajudar. Há agências e profissionais da área especializados nessa modalidade e estudo.

Conteúdo e redes sociais
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais simples. Por meio dela você estabelece relacionamento compartilhando conteúdos interessantes em seus canais. Redes sociais populares como Instagram, Facebook, Youtube e Whatsapp permitem contato mais massivo, mas há também blogs, podcasts e outras formas de dialogar com seu público, criando relevância para a marca, e ainda fortalecendo valores.

É interessante dar atenção às redes sociais, pois boa parte das impressões dos seus clientes e público potencial está lá! Ter um time próprio ou uma agência que esteja focada em fortalecer o relacionamento, responder dúvidas, críticas e sugestões das suas redes, assim como gerar e fazer a gestão dos conteúdos é uma boa forma de prospectar.

Essas são só algumas ações de marketing para você investir, mas esse é um universo bastante complexo. É importante estabelecer seu budget e adaptá-lo àquilo que melhor te atende. Se a verba estiver curta, comece com ações pequenas, mas não deixe de planejas as etapas para que sua estratégia seja efetiva!