Com certeza você já ouviu e disse a máxima de que, “uma imagem vale mais que mil palavras”, certo? No mundo digital essa afirmação carrega ainda mais verdade. Isso porque na internet seu negócio está disponível para milhares de pessoas, e a velocidade com que as informações são passadas pode ser uma alavanca ou ladeira abaixo para a sua marca.
A imagem de uma marca é uma construção contínua que demanda não só ações de marketing online, mas uma estruturação da reputação balizada por uma identidade e valores sólidos que sejam percebidos e acreditados pelo seu público-alvo dentro e fora do ambiente digital. Esses são fatores muito importantes para consolidar sua imagem.
Para construí-la, não basta só ter uma boa identidade visual. Quando citamos o valor da imagem no início do texto não estávamos nos referindo somente à estética (ela também é importante), mas principalmente à forma como as pessoas veem e porque elas confiam (ou deveriam confiar) no seu negócio. A seguir listaremos algumas características fundamentais para a construção de imagens poderosas:
Compromisso
Não venda gato por lebre! Um consumidor pode até não saber o que procura no seu negócio logo de cara, mas consegue perceber quando foi enganado, portanto, os serviços oferecidos devem estar de acordo com aquilo que você anunciou. A qualidade, preço, tempo de produção e envio precisam ser fiéis, pois há um contrato entre você e seu cliente, se ele se sentir lesado, irá expor. Algumas plataformas, como o Reclame Aqui e redes sociais, como o Facebook, proporcionam aos seus usuários espaços para reclamação. O primeiro, inclusive ranqueia as empresas positiva ou negativamente, de acordo com o volume de reclamações.
Diálogo
Não só a propaganda é a alma do negócio, claro. Mas uma empresa compromissada e que oferece serviços/produtos de qualidade cresce por meio de seus clientes. E no ambiente digital, o famoso “boca a boca” gera engajamento e se reverte em mais acessos e clientes. Portanto, ter boa presença nas redes, dialogar com seu público, responder não apenas dúvidas e elogios, mas prontamente também as críticas e reclamações (não apenas as feitas diretamente nas suas páginas, mas acompanhar o que falam por aí) cria um bom relacionamento e se reverte positivamente nos seus números.
Mea culpa
Por falar em críticas e reclamações, escutar o que seu público fala é importante, mais ainda é dar respostas na prática. Reconhecer, melhorar, propor soluções e pedir desculpas também fortalece a reputação e constrói uma boa imagem. Nada de apagar comentários negativos, críticas ou reclamações, muito menos ignorá-los! Com as ferramentas atuais, em questão de segundos o print screen foi feito e fica feio fingir que nada aconteceu, pois as pessoas irão compartilhar e o que era pra ser faísca, vira incêndio. Esteja aberto ao diálogo, se a ocasião pedir, pode-se lançar mão de um comunicado de posicionamento ou até um “erramos”.
Honestidade para reconhecer as fragilidades e erros do negócio, com o objetivo de melhorar conta pontos com o cliente e com o prospect.
Calma e respeito
Lidar com o público pode nem sempre render surpresas agradáveis. Assim como ele é o propulsor para alavancar seu negócio, na mesma medida tem o poder de desacreditá-lo. Algumas posições e comentários podem vir mais ásperos e, às vezes, até desrespeitosos, é justamente nessa hora que você deve respirar fundo e responder com respeito, calma e elegância. Numa conversa cordial é possível, muitas vezes, reverter uma má impressão.
Senso de oportunidade e timing.
Estar atento às notícias e ao que está rolando no mundo é importante para delimitar suas causas, seu posicionamento e também para aproveitar boas chances de promover sua marca. Dentro daquilo que são seus valores e que formam sua imagem, procure aproveitar bons momentos para aliar seu negócio a movimentos, causas e correntes positivas. Engajar seu público no momento certo traz bons retornos e fortalece seu posicionamento!
Mais do que uma postura, a imagem do seu negócio precisa de cuidados, estratégias, manutenção, dedicação e olhar apurado para que não se perca. Alinhar esses valores é uma tarefa constante e importantíssima para que seu público esteja sempre atento e conectado com o seu serviço ou produto. Cuide da sua!